
Muito se fala em negócios digitais, que sua empresa precisa estar na internet, que seu negócio precisa ser facilmente encontrado nas buscas do Google e por aí vai… Mas afinal, o que são negócios digitais?
Confira abaixo!
Vamos começar do começo
Negócios digitais são aqueles que utilizam a internet e ferramentas tecnológicas para vender e atender os clientes. Ponto importante: o atendimento dos clientes também precisa utilizar a internet, caso contrário, seu negócio não será 100% digital.
O atendimento do cliente vai desde o primeiro contato até o suporte do pós-venda. Toda a comunicação será digital. Atualmente já existem inúmeras ferramentas, tanto gratuitas quanto pagas, para você realizar os atendimentos. Se é fácil de usar a ferramenta, melhor para todos. O cliente não é obrigado a ser um expert em tecnologia para poder comprar de você, não é mesmo?
Quais ferramentas utilizar
A oferta é gigantesca e todos surgem mais e mais ferramentas. Mas se você quer dar os primeiros passos pode começar atendendo pelo Whatsapp, esse que deve estar apitando aí no seu celular agora mesmo. Ele pode ser uma ferramenta para você começar! O Instagram e o Facebook podem ser ótimas páginas para você montar sua vitrine virtual e atrair mais clientes. Depois disto, pode finalizar a venda no whatsapp… Use o que você e o seus clientes já conhecem de ferramentas para começar.
No começo do negócio, caso faça a transição do mercado tradicional para o digital, use as ferramentas que o seu cliente já sabe usar. Vai facilitar bastante para que o seu cliente veja como pode ser simples e prático. A mudança pode gerar medo para algumas pessoas, então use o que ele já sabe.
Se o seu produto é físico, quando sua demanda digital aumentar, você pode expandir seu negócio e começar a vender no Mercado Livre, na Amazon, na Magazine Luiza, no Submarino e tantos outros locais na internet. Eles já oferecem um suporte ótimo para seu negócio escalar e é importante identificar qual deles se encaixa melhor para seu produto. Você também pode ter seu próprio site e canal de vendas e, para isso, você vai precisar ter pessoas na sua empresa que desenvolvam essa solução, ou então, contratar de uma empresa que forneça isto.
Se o seu produto for informação ou conhecimento, você pode utilizar ferramentas de vídeo chamada ou vídeo conferência para atender seus clientes com consultoria, aulas e outros atendimentos. Caso você tenha um curso, você pode utilizar a Hotmart, Eduzz ou Monetizze para disponibilizar seu conteúdo e receber os pagamentos.
E o mais importante!
O mais importante no ambiente digital, é você ter um produto ou serviço que resolva dores e problemas dos seus clientes e, também, dar espaço para seus clientes interagirem com você. Você pode até gastar uma nota desenvolvendo um aplicativo, um site, um e-commerce ou outra solução, mas se você não resolver um problema latente dos seus clientes, vai jogar dinheiro fora.
O digital é movido a testes. Sim, as empresas digitais estão sempre testando novos produtos, novas soluções, novas ofertas, novos preços e novos formatos de atendimento para encantar e gerar ainda mais valor para seus consumidores. Entenda que testes geram resultados e eles vão nortear se o público gostou ou não do que você fez. Muitas pessoas encaram resultados ruins como erros. Resultados ruins são resultados e devem servir como aprendizado. Quem quer crescer e prosperar deve assumir riscos e aprender com todos seus resultados.
Aulas gratuitas de negócios digitais
Se você está em busca de dar os primeiros passos no seu negócio digital, gravei três aulas:
Aula 1 : O que são negócios digitais;
Aula 2: O que você precisa para começar um negócio digital;
Aula 3: Transformar um negócio tradicional em digital.
Receba agora mesmo em seu e-mail as três aulas: